Ir para ...

Hoje: 23/9/2017 e são 12:58

CARTA AOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS DO REGIONAL SUL I


‘Minha alegria e minha coroa!’ (Fl 4,1). Como São Paulo, nós também queremos reconhecer os diferentes rostos dos cristãos leigos e leigas, irmãos e corresponsáveis na evangelização. São para nós motivo de alegria e de ânimo na vivência do ministério ordenado (105, 51).

Nós, Bispos, Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral e Representantes Leigos dos organismos, participantes da 80ª Assembleia Episcopaldo Regional Sul 1 da CNBB

(Aparecida, de 06 a 08/06/17), nos dirigimos a todos os cristãos leigos e leigas das famílias, Paróquias, Comunidades, Movimentos, Associações e das diversas expressões laicais que atuam no s diversos âmbitos da Sociedade para manifestar, em primeiro lugar, o nosso reconhecimento e gratidão pelo testemunho de sua fé e dedicação à Igreja e pela atuação nas realidades do mundo.

Com efeito, vocês, “a partir de sua vocação específica, vivem o seguimento de Jesus na família, na comunidade eclesial, no trabalho profissional, na multiforme participação na sociedade civil, colaborando assim na construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, que seja sinal do Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré” (cf. 105,11).

A 80ª Assembleia do Regional Sul 1 teve como tema central “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo” (Documento CNBB, 105), sua recepção e suas implicações em nossas Arquidiocese se Dioceses. Iniciamos assim a preparação do “Ano do Laicato”, de novembro de 2017 a novembro de 2018.

Nesse sentido, decidimos ampliar ainda mais a nossa reflexão e ação escolhendo o mesmo tema para a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, que será realizada nos dias 20 a 22 de outubro deste ano.

Entre angústias e esperanças, pela situação em que se encontra nosso país e atendendo à convocação do Papa Francisco para sermos uma “Igreja em saída missionária ”, exortamos todos a acompanharem esse processo de recepção do Documento 105 e a caminharem juntos, como verdadeiros sujeitos eclesiais, por meio de suas orações e trabalhos, em unidade e comunhão.

Pedindo a intercessão de Maria, “mulher livre, forte e discípula de Jesus, verdadeiro sujeito na comunidade cristã” (Doc. 105,113), neste Ano Mariano do Tricentenário do encontro da Imagem da Aparecida, invocamos sobre todos a benção de Deus, com os votos de saúde, perseverança e paz!

CNLBSUL 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *