Ir para ...

Hoje: 17/12/2017 e são 9:55

Ano do Laicato na diocese de São José dos Campos


A Igreja do Brasil viverá de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O objetivo principal do Ano do Laicato como Igreja, Povo de Deus, é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Dentro disso é colocado como objetivos específicos, comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988); e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais”(Dap, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

No dia 18 de Novembro, a Diocese de São José dos Campos recebeu a formação para multiplicadores do Documento 105. O evento, organizado pelo núcleo diocesano do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, que aconteceu no auditório do Centro Pastoral da Capela Nossa Senhora das Graças em São José, teve a presença de 62 pessoas, que representaram 24 das 45 paróquias da nossa diocese, entre agentes pastorais e representantes diversos movimentos, comunidades e associações de fiéis. O objetivo dessa formação é dinamizar o estudo e a prática do documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” em toda a diocese. Como ação prática, durante o ano do Laicato, várias outras ações serão realizadas em nossa diocese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *