Ir para ...

Hoje: 26/3/2017 e são 3:23

VATICANO REALIZA CONGRESSO SOBRE O TRÁFICO DE ÓRGÃOS


Acontecerá na Casina Pio IV, no Vaticano, entre os dias 07 e 08 de fevereiro deste ano, um congresso dedicado ao tráfico de órgãos e ao chamado “turismo dos transplantes”. Participarão do evento, organizado pela Pontifícia Academia de Ciências, segundo indicou o sítio Il Sismografo, especialistas de mais de 20 países, que vão abordar aquela que foi reconhecida, inclusive pelo Vaticano, como a emergência que aumenta. Ao final das sessões de trabalho será redigida uma declaração que será divulgada em todo o mundo.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 04-01-2017. A tradução é de André Langer.

Funcionários públicos e fiscais, pesquisadores, juízes e jornalistas serão os participantes do Congresso, que pretende oferecer novas diretrizes para deter uma prática aberrante e que está aumentando em países pobres ou naqueles em que certo modelo de globalização criou grandes fraturas sociais, nos quais, muitas vezes, existem outras formas de exploração como a exploração sexual ou o trabalho infantil. As sessões de trabalho estarão organizadas em seis painéis com base na região dos participantes (América, África, Europa, Mediterrâneo oriental, Pacífico ocidental e Sudeste asiático).

O tráfico de órgãos e de pessoas com a finalidade de realizar transplantes são temas aos quais o Papa Francisco se referiu várias vezes, que os definiu como “novas formas de escravidão do século XXI”. Justamente por este motivo, o Pontífice dirigiu um convite para participar do próximo Congresso, mas ainda não se sabe nem foi confirmado se o Pontífice enviará uma mensagem para a abertura das sessões de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *